quarta-feira, julho 23, 2003

"LIVE JOURNAL"

A propósito da minha leitura sobre o fenómeno dos "blogues", diz-me o Retorta:



“Sobre as notas que colocou acerca dos blogues em Portugal, só queria dar uma achega.

Muito antes da explosão do último mês, já havia blogues em Portugal, alguns muito mais antigos. Pessoalmente comecei o meu em finais de 2001, quando não se falava cá disso. Uma das diferenças é que o comecei no Live Journal e não no blogspot. Já na altura havia lá alguns blogues de portugueses, depois como é óbvio o número deles foi crescendo, mas muito antes desta "febre". Um dos problemas que eu vejo tem a ver com a noção de que isto começou de repente, e que fazer um blogue é sinónimo de o começar no blogspot. Fora de esfera de todos estes blogues há muitos outros, alguns bem mais interessantes (serão poucos, concedo, mas existem) e que são ignorados porque não pertencem ao "mainstream" e não são feitos para a citação cruzada.

Outra das coisas com a qual não concordo é a classificação de interessante atribuída a um blogue, derivada essencialmente à forma como está escrito. Acho que com esses critérios se despreza outras formas de expressão, nomeadamente visuais. Sendo fotógrafo é claro que as imagens constituirão uma boa parte da minha contribuição e daí a minha referência a esse facto.

De qualquer forma, a antiguidade de um blogue não lhe dá nenhuma mais valia em termos de qualidade à partida, pelo que todos são sempre julgados pelo seu conteúdo.”




São sempre novas perspectivas / novos horizontes que se abrem (para além do que é mais "visível") e, obviamente, tal será sempre enriquecedor. Evidentemente, concordo com a sua ideia de que há outras formas de expressão, para além da escrita.



P.S. Mais um agradecimento (acho que não fica mal ser “cortês” para quem nos refere pela positiva) também ao Terras do Nunca.

[76]

Sem comentários: