REVISTA(s) DA SEMANA
Visão (4 Setembro)
No circuito desde 1976, a Festa do “Avante!” inicia esta sexta-feira, na Quinta da Atalaia, Seixal, mais uma edição de três dias recheados de espectáculos e debates.
O Conselho Jurisdicional do PS/Porto decidiu expulsar a ex-presidente da Câmara de Felgueiras e o seu ex-marido após a fuga à justiça da primeira e das agressões a Francisco Assis, nas quais o segundo terá, alegadamente, participado.
O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu hoje por unanimidade recusar o pedido de afastamento do juiz Rui Teixeira do processo Casa Pia, por o considerar "manifestamente infundado".
A menos de uma semana do segundo aniversário do 11 de Setembro, o departamento norte-americano de segurança do território repete os alertas sobre os riscos de um atentado contra os EUA ou tendo como alvo interesses americanos em todo o mundo.
Ramiro Lopes da Silva, representante da ONU no Iraque, defende, numa entrevista publicada na VISÃO de hoje, que as «forças de ocupação» têm de restabelecer a ordem o quanto antes, para evitar um conflito generalizado.
Economist (5 Setembro)
”As coisas” começam a ficar complicadas para o Presidente Bush em 2004. Cai nas sondagens e os maiores obstáculos à sua reeleição – a crise económica e a crescente violência no Iraque – requerem soluções opostas: para “levantar” a economia, Bush deveria cortar nas despesas públicas; mas para triunfar no Iraque, Bush deve disponibilizar mais fundos.
Também complexa a situação em Myanmar, onde Aung San Suu Kyi continua sob custódia, não tendo sido avistada por independentes desde Julho. Os generais que governam o país anunciaram, no último fim-de-semana, que a democracia é uma prioridade máxima, mas “qualquer intenção no sentido de restaurar a democracia não fará sentido sem a participação de Suu Kyi e do seu partido, Liga Nacional para a Democracia”.
New York Times Magazine (7 Setembro)
Michael Ignatieff oferece uma recapitulação histórica das intervenções americanas no estrangeiro.
Após breve análise das “enganadoras” razões invocadas por Bush & Cª para a invasão do Iraque – se tivessem simplesmente explicado que a Arábia Saudita deixou de constituir um aliado fiável no Médio Oriente e que é portanto necessário “criar” um outro, o público americano não se importaria tanto com esta longa e dispendiosa reconstrução – conclui sobre a necessidade de reformar as Nações Unidas.
As “novas” Nações Unidas devem privilegiar os direitos humanos sobre a soberania dos Estados e um Conselho de Segurança alargado deveria eliminar os vetos e passar a tomar decisões por maioria.
Newsweek (8 Setembro)
Relata que o autismo pode resultar “de um desequilíbrio entre dois tipos de inteligência: a utilizada para compreender as pessoas… e a usada para compreender as coisas.”
O psicólogo Simon Baron-Cohen defende que as razões porque acha que o autismo é mais comum nos homens.
Time (8 Setembro)
A capa da Time "What's Next?" promete previsões sem medo. Recapitula também o capítulo final de “Why America Slept”, o novo livro de Gerald Posner. De acordo com Posner, o líder da Al-Qaeda Abu Zubaydah, capturado o ano passado, foi levado para um complexo afegão onde foi interrogado por árabe-americanos. Zubaydah afirmou, entre outras coisas, que o chefe da espionagem saudita canalizava fundos para Osama Bin Laden desde 1991.
Pode ver mais aqui.
[230]
Sem comentários:
Enviar um comentário