AS RELIGIÕES NO MUNDO (II)
4. “Crentes”:
- Judaísmo – 14 milhões (concentram-se sobretudo em Israel e nos EUA, mas também na Europa e na Rússia).
- Hinduísmo – 733 milhões (concentram-se no subcontinente indiano).
- Budismo – 320 milhões (concentram-se na Ásia oriental, mas em franco crescimento na Europa e nos EUA).
- Cristianismo – 1 800 milhões (55 % católicos; 35 % protestantes; 10 % ortodoxos), espalhados por todos os continentes.
- Islamismo – 980 milhões (83 % sunitas e 17 % xiitas), repartem-se pela África, Ásia e, crescentemente, pela Europa.
5. “Princípios”:
- Judaísmo – Deus é único, eterno e abstracto; o Seu povo é o povo judeu e, no final dos tempos, o Messias libertá-lo-á da opressão; existe vida para além da morte, com uma recompensa para os justos e um castigo para os pecadores.
- Hinduísmo – Existem muitos deuses, como Brahma, Vishnu e Shiva, mas uma só realidade subjacente; as pessoas que levem vida justa reencarnarão numa forma de vida superior; os maus reencarnarão numa forma de vida inferior.
- Budismo – A vida é uma sequência de nascimento, morte e reencarnação ["Renascimento", segundo o comentário de um leitor atento]; a plenitude atinge-se com bons pensamentos e boas acções; o sábio deve libertar-se dos desejos e das paixões, que só produzem sofrimento.
- Cristianismo – Deus é único, eterno e abstracto; Jesus Cristo é o Seu filho, e fez-se homem para redimir a humanidade; existe uma vida para além da morte e, depois do juízo final, justos e pecadores, serão separados para a eternidade.
- Islamismo – Só há um Deus e Maomé é o seu único profeta; é necessário rezar na direcção de Meca, praticar a caridade, jejuar no mês do Ramadão e peregrinar uma vez na vida à cidade santa de Meca.
Fonte: "Notícias do Milénio"
[229]
Sem comentários:
Enviar um comentário