terça-feira, setembro 23, 2003

O “PODER DA NET”

A propósito do curioso artigo que “circulou” profusamente nos “blogues” na passada semana (também neste…), que referia um “estudo da Universidade de Cambridge” sobre a (reduzida) importância da ordem das letras nas palavras (ver abaixo uma versão em francês), uma reflexão sobre o facto de aquela mensagem se ter difundido pelo mundo inteiro (vidé as “entradas” do Aba de Heisenberg), sem qualquer referência, nenhum link para a referida Universidade que pudesse contribuir para a credibilização daquela “notícia”.

Finalmente, depreende-se que tal estudo não existiria efectivamente… Este é um bom exemplo do “poder” da Internet (tratando-se embora, neste caso, de uma curiosa “brincadeira”, sem grandes consequências) e da facilidade com que se pode utilizar esta ferramenta para eventuais fins “menos bem intencionados”.



Sleon une édtue de l'Uvinertisé de Cmabrigde, l'odrre des ltteers dnas un mtos n'a pas d'ipmrotncae, la suele coshe ipmrotnate est que la pmeirère et la drenèire soit à la bnnoe pclae. Le rsete peut êrte dnas un dsérorde ttoal et vuos puoevz tujoruos lrie snas porlblème.

C'est prace que le creaveu hmauin ne lit pas chuaqe ltetre elle-mmêe, mias le mot cmome un tuot ..."




(Em francês, parece mais difícil...).

[294]

Sem comentários: