OS DESAFIOS DE ANGOLA
Ainda a propósito de Angola, aqui ficam alguns extractos de artigo de Boaventura de Sousa Santos, na “Visão” de 21.08.03:
“… Identifico quatro desafios principais.
O primeiro é o da desigualdade social. Angola é um país riquíssimo e a esmagadora maioria do seu povo vive na miséria. A guerra serviu até agora para encobrir que nas desigualdades reside uma das mais persistentes continuidades entre a Angola colonial e pós-colonial.
…
O segundo desafio é o da construção de um Estado democrático, eficiente e íntegro. Também aqui é pesada a herança do Estado colonial mas ela está longe de explicar tudo.
…
O terceiro desafio é o da construção de um modelo político social e cultural genuinamente angolano, um modelo que assuma o legado cultural do país (muito dele preexistente ao colonialismo) e o faça de maneira não tradicionalista, ou seja, em nome de uma racionalidade mais ampla que a ocidental e de uma modernidade menos imperial e mais multicultural do que a imposta pelo colonialismo e pela globalização neoliberal.
Finalmente, o quarto desafio é o da reconciliação nacional, cujas tarefas são particularmente exigentes em Angola porque não respeitam só à reconciliação entre os inimigos da guerra civil, mas também ao fraccionismo que quase desde a sua fundação caracterizou o MPLA…”.
[199]
Sem comentários:
Enviar um comentário