“BLOGUES AFRICANOS”
Não sendo muito o tempo disponível para pesquisas, a verdade é que não identifiquei ainda muitos “blogues” africanos de expressão portuguesa.
O innersmile “indica que há “livejournals” em Angola (129), Cabo Verde (67), Guiné-Bissau (13) e Moçambique (37); os poucos que investiguei, para falar com franqueza, não percebi a ligação aos países de origem! e não encontrei nenhum com interesse suficiente para fazer voltar.”
Posso portanto (para já) destacar apenas o Bazonga da kilumba e o "blogue" de uma brasileira em Angola (patyangola).
Deixo ainda alguns links de interesse: sobre o kimbundo; o site da NetAngola e do Jornal de Angola.
Já anteriormente, tinha deixado referência aos “blogues” africanos premiados nos “blogues d’or”: Alors s'il vous plait, je vous en prie e hou-hou blog (um tunisino no Canadá); o primeiro (Widad Bouamama), recomenda-me os seguintes “blogues” (principalmente de origem "magrebina"): le blog de zeemzoom, franco-argelino; o blog de maitre wong, franco-marroquino; e outros: fantaises solitaires (tunisino); rêves maeviens e o je blog.
P.S. Noutra área / noutro continente (voltando ao Iraque), referência para o Where is Raed (“blogue” de Salam Pax – outra visão do Iraque – “uma sensação na Internet; o seu diário durante a Guerra do Iraque “The Bagdad Blog” tornou-se um fenómeno mediático global – será publicado em Setembro pela Guardian Books”).
[198]
Sem comentários:
Enviar um comentário