sexta-feira, agosto 01, 2003

"FACTOS DO SÉCULO XX"

Pacheco Pereira (Abrupto) escrevia há alguns dias atrás sobre a inexistência de “blogues” de temática histórica. Na TSF, no “Flashback”,“insurgia-se” também contra a (falta de) lógica do programa de História no ensino (12º ano), nomeadamente pela falta de uma coerência e articulação cronológica e por não haver um enquadramento aos diversos temas, tratados, de algum modo, de “forma avulsa”.



Evidentemente sem querer ter pretensões a suprir a tal lacuna (“bloguística”) no tratamento da História, mas porque é uma matéria que sempre me despertou alguma curiosidade e interesse, socorro-me (com a devida vénia) de uma publicação dos jornais do “Grupo Lusomundo” (Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Açoriano Oriental, Diário de Notícias – Madeira e Jornal Tribuna de Macau), de Julho de 1999, designada “NOTÍCIAS DO MILÉNIO” (notável edição que é importante “fazer reviver”, de forma a que não “caia no arquivo do esquecimento”) e, a partir de hoje, diariamente, farei a transcrição – relativamente aos acontecimentos mais marcantes do século XX – de alguns dos “factos” seleccionados na referida publicação, na secção “1000 anos, 1000 factos”.



Trata-se da apresentação, de uma forma cronológica, através de notas muito breves, numa linguagem de “estilo jornalístico”, dos principais factos do século XX, separando-se as cronologias internacional e nacional. A começar:



1900 – ZEPPELIN

“Lançamento do primeiro Zeppelin, o “LZ1”, aeronave construída pelo conde e inventor alemão Ferdinand von Zeppelin.”



1900 – ANALFABETISMO

“O censo revela que 74 % da população (5 016 267 pessoas) é analfabeta. No ano seguinte, reforma-se o ensino primário. Passa a durar três anos, é obrigatório e gratuito.”

[113]



Sem comentários: