segunda-feira, julho 28, 2003

ITÁLIA

Como diz o 1972: “Siamo piu' di 15,000! leggi cosa scrivono gli altri bloggers...”.

Dos países que já “visitei”, parece ser o mais aberto aos “blogues” internacionais, com inúmeras referências a “blogues” de língua inglesa. Parecem ser também os “blogues” de maior “conteúdo do tipo jornalístico” e “intervenção política”.

Sem prejuízo de ser geralmente considerada uma língua muito bela (com o que, obviamente concordo) - e apesar de podermos pensar que seria de fácil domínio, dadas as afinidades com o português - o italiano não é necessariamente uma língua de compreensão fácil (em toda a sua extensão), pelo que, das já visitadas, é aquela em que experimentei mais dificuldades na leitura dos “blogues”.

De qualquer forma, para completar este pequeno “périplo”, não quis deixar de “abrir mais esta janela”.



P.S. É evidente que haveria muito “mais mundo” para descobrir (desde logo, na Europa, por exemplo, a Alemanha, a Holanda, os países escandinavos, bálticos e de leste, …), mas as diferenças linguísticas impossibilitam-me qualquer apreciação minimamente fundamentada, pelo que aqui encerro esta “digressão”.



P.S.2 – No que respeita aos “blogues” em língua inglesa, aí trata-se de uma “outra conversa”… essa seria (pela dimensão, dado estarmos em presença da “língua universal”) uma “grande empreitada”, para a qual não tenho disponibilidade de tempo, pelo que aqui deixo o repto (se alguém se quiser aventurar por aí…). Ficam, para já, duas pequenas referências a dois dos melhores “blogues” que já tive oportunidade de conhecer: Andrew Sullivan e How to learn swedish in 1000 difficult lessons.

[99]



Sem comentários: