segunda-feira, outubro 13, 2003

“MANAGER” (I) – CLARIFICAR REGRAS E DEFINIR FUNÇÕES

Falando de assuntos mais sérios: no “tema livre” desta semana, resolvi reflectir um pouco sobre o papel do “Manager” na gestão de uma equipa. Para tal, apoiei-me no livro “Manager son équipe au quotidien”, de Bernard Diridollou (Éditions d’Organisation). Assim, ao longo desta semana, serão brevemente afloradas as seguintes questões: “Clarificar regras e definir funções”; “ Fixar objectivos, acompanhar e controlar, avaliar os resultados”; “Criticar e gerir conflitos”; “Delegar”; “Motivar”. Trata-se de temas que, podendo parecer muito específicos, serão contudo, em minha opinião, generalizáveis a muitas situações do quotidiano pelo que, penso, de interesse; deixo portanto também um convite à reflexão.



Inúmeras empresas operam ainda sem ter definido nunca, aos seus colaboradores, os seus valores, nem os comportamentos indispensáveis à eficácia e ao sucesso.

Clarificar as “regras do jogo” passa por dar pontos de referência aos colaboradores, indicar as prioridades e imposições.

Tal deve ser concretizado de forma explícita, por via de regras que sejam efectivamente aplicáveis, necessariamente úteis, mas que possam, ao mesmo tempo, ter alguma flexibilidade. Estas regras deverão permitir precisar os valores comuns, clarificar os objectivos, situando-os na perspectiva da empresa, desenvolver a coesão e suscitar a implicação pessoal de cada um.

Adicionalmente, deverão ser definidas as funções de cada colaborador: quais as responsabilidades individuais, possibilitando a sua compreensão e interiorização pelos implicados.

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