REVISTA(s) DA SEMANA
“VISÃO” (18 Setembro)
“Ascensão e queda do império de Carlos Cruz.
A carta de Paulo Pedroso - O PS já revelou o conteúdo da missiva enviada pelo ex-porta-voz socialista, na qual aquele pede para abandonar a vice-presidência da bancada socialista, alegando recusar lugares simbólicos, e dizendo-se perplexo com o processo que o conduziu à prisão preventiva.
O Ministério Público e a Polícia Judiciária concluíram as investigações ao caso que envolve Fátima Felgueiras e outros 17 arguidos. O processo está a cargo do procurador José Pinto Bronze, do Tribunal de Guimarães, esperando-se que a acusação possa ser deduzida dentro de um mês.
Das 22 passagens superiores de peões recém-inspeccionadas, oito apresentam defeitos visíveis, segundo o relatório do Instituto de Estradas de Portugal, embora só uma necessite de uma intervenção rápida por se encontrar em risco iminente de queda.
Diplomatas árabes condenaram já a decisão norte-americana de não apoiar uma proposta que exigia a Israel desistir da expulsão de Yasser Arafat da Palestina. Para os EUA, a resolução não era suficientemente explícita na condenação de grupos terroristas.
Ao chegar à costa Este norte-americana o furacão Isabel acalmou e transformou-se numa tempestade tropical. Mas pelo caminho deixou um rasto de destruição, com ruas transformadas em lagos e mais de 2.5 milhões de pessoas sem energia eléctrica. Pelo menos nove pessoas morreram.”
Newsweek (22 Setembro)
A Newsweek sugere que a Guerra no Iraque desviou recursos que poderiam ter contribuído para a captura de Osama Bin Laden. Actualmente, há apenas 9 000 militares em toda a Ásia Central.
Sobre as eleições presidenciais americanas, assinala-se que o candidato Dick Gephardt’s tem vindo, lentamente, a arrancar, podendo aproximar-se de Howard Dean. Gephardt’s tem vindo a aumentar o tom das críticas a Bush e apela ao eleitorado mais idoso, num discurso recente: “A maior parte dos presentes nesta sala podem recordar 1950”. O mesmo não será aplicável aos jovens apoiantes do actual líder nas sondagens, Howard Dean.
Time (22 Setembro)
A Time apresenta na capa o lendário Johnny Cash, falecido na semana passada.
No interior, sobre a dificuldade em encontrar Osama Bin Laden, nota-se que os americanos tiveram problemas em encontrar fontes fiáveis em Waziristan, a região de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, onde se pensa estarem escondidos os operacionais da Al-Qaeda.
Weekly Standard (22 Setembro)
Os americanos não deveriam ser tão complacentes perante a firmeza da integração europeia: “O objectivo final da União Europeia é o de colocar o poder americano em causa”.
O editorial defende que Yasser Arafat “merece certamente o exílio” e que a sua expulsão de Ramallah poderia ser uma boa ideia. Claro, criaria “inevitavelmente uns dias de rancor nos territórios e capitais árabes, e muita desaprovação noutras partes”.
Pode ler mais aqui.
[283]
Sem comentários:
Enviar um comentário