MODERNIDADE NASCEU NA IDADE MÉDIA (I)
Continuando a divulgação de textos publicados em edição dos jornais do "Grupo Lusomundo", denominada "Notícias do Milénio", inicia-se mais esta "Semana da História", abordando desta vez o período conhecido por "Idade Média".
“A Idade Média está hoje na moda, sobretudo a de expressão ocidental latina, sobre a qual vai incidir predominantemente, neste condensado texto, a nossa atenção.
…
A Idade Média tem sido considerada, indevidamente, uma fase em branco na ordenação dos tempos, por isso a designação de “média”, uma suspensão do movimento de progressão, entalada entre a Antiguidade, romanticamente ampliada, e a Modernidade, cujo progresso parecia relativizar tudo o que a precedeu.
…
Inicie-se no século V e termine-se no século XIV – não faltam razões para serem outras as balizas temporais –, a Idade Média é um período demasiado longo, cuja unidade somente o pragmatismo pedagógico da visão dos historiadores consegue manter.
Foram muitos séculos, múltiplas culturas, diversos povos – romanos e bárbaros –, vários impérios, religiões diferenciadas, pulverização de línguas, fragmentações políticas, uma enormidade de protagonistas individuais e colectivos, desvairadas filosofias, teologias ortodoxas e heterodoxas…”
"Modernidade nasceu na Idade Média" (Joaquim Cerqueira Gonçalves) – "Notícias do Milénio"
[313]
Sem comentários:
Enviar um comentário