FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA - ESLOVÉNIA (IV)
Com uma área de cerca de 20 200 km2 e uma população aproximada de 2 milhões de habitantes, tendo por capital Ljubliana, a Eslovénia localiza-se na Europa Central meridional, a este dos Alpes, junto dos países que partilham o Danúbio, tendo fronteiras com a Áustria (a Norte), Itália (a Oeste), Croácia (a Sul) e Hungria (a Este), dispondo de apenas cerca 47 km de costa (Adriático).
Para além da capital (com cerca de 330 000 habitantes) – uma maravilha da arquitectura barroca –, destaca-se a cidade de Maribor (cerca de 100 000 habitantes).
A parte noroeste da Eslovénia (Alpes Julianos) é constituída por vales, montanhas, desfiladeiros, quedas da água, florestas, nascentes de água limpas.
Na parte central do país, a região montanhosa constitui um dos principais pólos turísticos do país a par das gigantescas grutas (incluindo as maiores da Europa, de Postojna e as de Skocjan, consideradas património mundial).
A zona do monte Triglav (2 864 m) é protegida, formando o Parque Nacional do Triglav, destacando-se seus belíssimos lagos, em particular o magnífico lago de Bohinj.
O lago de Bled é o mais bonito e famoso, sendo a cidade de Bled considerada a “pérola dos Alpes Eslovenos”.
O clima é alpino no Noroeste, Continental no Centro e Sub-Mediterrâneo no Sudoeste (litoral).
A língua é o Esloveno (embora se fale também o servo-croata, húngaro e italiano); cerca de 84% da população eslovena é católica (1,5 milhões). Subsistem minorias croatas, sérvias, bósnias e húngaras.
P.S. O Fumaças também já tem uma "casa nova" (no "weblog.com.pt").
[305]
Sem comentários:
Enviar um comentário