quinta-feira, agosto 21, 2003

“LA HISPANIOLA” (IV)

Estado da América Central, localizado na parte oriental da ilha, nas Antilhas, com uma área de cerca de 48 500 km2 (face aos cerca de 28 000 km2 do vizinho Haiti), a parte ocidental da República Dominicana é constituída por uma sucessão de cadeias montanhosas; a parte oriental, mais baixa, é um conjunto de planícies e colinas.

Caracteriza-se por uma vegetação luxuriante, com chuvas tropicais praticamente diárias.

A par das belas praias como, por exemplo, Puerto Plata e Samaná (na Costa Norte – Oceano Atlântico); Punta Cana (na Costa Leste – Mar das Caraíbas); Ilha Saona e La Romana (na Costa Sul – Mar das Caraíbas), “convivem”, à beira das estradas, construções precárias, habitadas por muitos dominicanos de escassos recursos, mas que, dados os reduzidos salários, optam por não ter um emprego, sobrevivendo da agricultura e de algum comércio.

A República Dominicana parece ser também, hoje em dia, “um país à venda”, com inúmeros lotes de terreno à disposição dos investidores estrangeiros.

Não dispondo de termos de comparação com os países da região, certo é que a República Dominicana apresenta, não obstante, um grau de desenvolvimento bastante superior ao do Haiti, cuja população acaba por atravessar (legalmente ou não) as fronteiras para trabalhar no lado oriental da ilha.

[169]

Sem comentários: