terça-feira, agosto 19, 2003

“LA HISPANIOLA” (II)

Desde 1822, a república negra do Haiti passou a dispor do domínio sobre o conjunto da ilha, situação vigente até 1844, data em que Juan Pablo Duarte e o seu movimento “La Trinitaria” conseguiram obter a independência face ao Haiti.

Porém, em 1861, foi proclamada a anexação e nova reintegração da República Dominicana na Espanha, até que, em 1863, a “Guerra da Restauração” (cuja festa é celebrada a 16 de Agosto), dirigida por Gregório Lupéron devolveu a independência à nação.

De 1870 a 1916, o país sofreu vários golpes de Estado, acabando por cair na órbita dos EUA, a que se seguiu o regime ditatorial de Rafael Trujillo, de 1924 até 1961, data em foi deposto e assassinado.

Não obstante a aparente unidade nacional e regime democrático instituído a partir de 1966 (com eleições presidenciais a cada quatro anos), a desigualdade sócio-económica mantém-se em grande escala, praticamente inexistindo uma classe média.





P. S. Mais agradecimentos, pelas referências, ao ecos, the fleeting impulse e, pelos simpáticos comentários e "dicas", ao innersmile (mais um "blogue" português a acompanhar de perto - aliás, é de realçar que os "blogues hospedados" no "livejournal", que estão um pouco "à margem" do sistema "blogspot", deverão ser mais divulgados, dado que se encontram textos - e fotos - de muita qualidade; nos próximos dias, procurarei dar mais notícias).

[156]







Sem comentários: