quarta-feira, agosto 06, 2003

A EUROPA DAS LÍNGUAS (III)

"Limitando-nos ao âmbito europeu, distinguem-se os seguintes grupos:

1) o balto-eslavo, com dois subgrupos: o subgrupo báltico – o lituano e o letão – e o subgrupo eslavo, que a partir do antigo eslavo se subdivide hoje em três subgrupos: o meridional – búlgaro, servo-croata e esloveno –; o oriental – russo ou grande russo, bielorusso ou pequeno russo e ucraniano ou russo branco –; o ocidental – checo, eslovaco e polaco.

2) o ilírico: representado hoje pelo albanês.

3) o germânico, a partir de um proto-germânico falado em tempos na Escandinávia e norte da Alemanha e do qual derivaram vários grupos actuais: o subgrupo do gótico, com o gótico, língua falada pelos Godos, …, o vândalo e o borgúndio; o subgrupo nórdico com as línguas escandinavas – o dinamarquês, o sueco, o norueguês, o islandês… -; o subgrupo do anglo-saxão, o “old english” que falavam os Anglos e os Saxões que se estabeleceram nas ilhas britânicas a partir do século V destronando os Celtas e de que descende o inglês actual; o subgrupo do alto-alemão, falado no sul da Alemanha e de que procede o alemão actual; e, finalmente, o sub-grupo do baixo-alemão, falado no norte da Alemanha e de procedem o neerlandês e o frísio.

4) o helénico: em que historicamente se podem distinguir o grego micénico, o grego helénico e os seus dialectos, o grego bizantino e o grego moderno.

5) o céltico: com o céltico continental representado pelo galo, hoje extinto, e o céltico insular ou britânico de que derivaram o galês, possivelmente o bretão e, por outro lado, o gaélico nas suas diversas formas – irlandês, escocês, córnico, manques…

6) o itálico, com as línguas osco-úmbricas, entre elas o latim, ou língua do Lácio, de que derivaram as línguas românicas – italiano, espanhol, catalão, galego e português, provençal, francês…".




“A EUROPA DAS LÍNGUAS”, de Miquel Siguan (coedição da Terramar com a SILC)



P. S. Na sequência do “bug” do “blogspot” de ontem à noite (e se o sistema “falhasse de vez”? – desapareceria uma parte substancial da “blogosfera”…), ficaram por apresentar novos agradecimentos: ao serendipitous-cacophonies e ao the night of the hunter do Martin Pawley (um “Blogue” cuja temática é o cinema)... e ao leitor de Liverpool, que só pode ser o carimbo...

[133]

Sem comentários: