segunda-feira, agosto 04, 2003

A EUROPA DAS LÍNGUAS (I)

A partir de hoje, introduzo uma nova “secção” – também bastante difundida noutros “blogues” –, neste caso, a do “Livro do Mês”: todos os meses, em sucessivas “entradas” (ao longo de uma semana), pretendo proceder à apresentação / divulgação de um livro.

Para começar, na sequência do que foi um pouco o percurso deste “blogue” no seu primeiro mês, inicio mais esta “viagem” com “A EUROPA DAS LÍNGUAS”.



“Mais do que nunca, não basta duas pessoas sentarem-se, uma diante da outra, para tratar de qualquer assunto. Precisam de usar uma língua que seja compreensível para ambos, pois não será possível chegarem a um acordo, sem tal recurso, isto é, sem recorrer a uma língua que se torne “comum”.

Numa Europa que tem a pretensão de ser cada vez mais unida – mas uma Europa em que a diversidade linguística é de uma riqueza extraordinária –, o problema assume uma importância que poderá ser decisiva, para bem ou para mal, tornando-se indispensável conhecer e compreender toda a realidade que lhe está subjacente.

É tendo em vista tudo isto que o livro do Prof. Miquel Siguan surge como um precioso instrumento de trabalho, mostrando-nos as raízes históricas e as consequências políticas da diversidade linguística da Europa. Mas não só: também as formas de vida nas sociedades em que convivem línguas diferentes, a influência do desenvolvimento técnico sobre a evolução dessas mesmas sociedades e a tendência para fazer de determinadas línguas um veículo de comunicação entre comunidades diferentes.”




É desta forma que é apresentado pelo editor, o livro “A EUROPA DAS LÍNGUAS”, de Miquel Siguan (coedição da Terramar com a SILC – Sociedade de Intercâmbio de Línguas e Culturas, com publicação original em 1996).

Um livro estruturado em torno dos seguintes grandes temas: Raízes históricas; Línguas nacionais e nacionalismos linguísticos; Unidade e diversidade – As políticas linguísticas dos Estados europeus; Línguas e sociedade na Europa; Línguas de comunicação internacional; Política linguística das instituições europeias; e Línguas e ensino na Europa.

Ao longo dos próximos dias, apresentarei alguns interessantes extractos desta obra.



P.S. A propósito desta temática, não posso deixar de fazer uma remissão para um excelente “post”, no margaritas a los cerdos.

[126]

Sem comentários: