sábado, julho 26, 2003

PABLO CASALS

Com início hoje (e até 13 de Agosto), decorre em Prades (Pirinéus Orientais), o "Festival Pablo Casals", com obras-primas da música de câmara, de Bach a Bartok, passando por Vivaldi, Schubert e Fauré.

“Um génio e cidadão do mundo, que lutou durante toda sua vida pela paz e pela liberdade. E para muitos, o maior violoncelista de todos os tempos: Pablo Casals”.

Violoncelista, regente e compositor espanhol; foi casado com a violoncelista Guilhermina Suggia. Foi também um lutador apaixonado por valores como a liberdade e a igualdade. Questões políticas (nomeadamente a ditadura de Franco) levaram-no ao isolamento voluntário em Prades, um povoado nos Pirinéus, sede do Festival que hoje se inicia, onde viveu até aos 97 anos.



"Eu estou sempre renascendo. Cada nova manhã é o momento de recomeçar a vida. Há oitenta anos que eu começo o meu dia da mesma maneira - e isso não significa uma rotina mecânica, mas algo essencial para a minha felicidade. Eu acordo, vou para o piano, toco dois prelúdios e uma fuga de Bach. Essas músicas são uma bênção para a minha casa. Mas também é uma maneira de retomar o contacto com o mistério da vida, com o milagre de ser parte da raça humana. Faço isso há anos, mas a música que toco nunca é a mesma - ela sempre me ensina algo novo e inacreditável."

Pablo Casals (1876-1973)

[93]



Sem comentários: