"BLOGOSPHÈRE"
Les voilà!
Os “blogues” em francês; uma nova janela aberta ao (nosso) mundo – podem ver a primeira selecção que preparei, a partir de um “tour” inicial por esta área (links recomendados).
Há alguns dias (29 de Junho), o blogue de esquerda tinha dado conta do seu “espanto” pelo desconhecimento do “cidadão comum” francês sobre a realidade da “blogosfera”, assim como pela ausência de referências nos meios de comunicação:
“… Mais tarde, ainda incrédulo com tanta pureza de espírito, viro-me para o Le Monde, para o Libération, para o Nouvel Observateur, até mesmo para a Science & Vie, em busca de referências à blogosfera francesa. Não peço editoriais ou artigos de fundo, como é evidente, apenas uma peça de meia página, um comentário, uma notícia breve sobre o fenómeno, uma pista, qualquer coisa. Leio, releio e volto a ler. Nada. Não encontro nada. Nem uma palavra sequer. O vazio absoluto. A blogosfera francesa, se existe, vive na mais completa obscuridade mediática.”
Efectivamente, comecei por fazer uma pesquisa de “blogues” em francês e, numa primeira fase, apenas encontrei “meia-dúzia”, que se referiam circularmente (todos de “tendência liberal” – vidé Liberté). Por momentos, cheguei a recear que, de facto, não houvesse outros… porque, de link em link, as referências eram sistematicamente e sempre a tal “meia-dúzia” (em circuito fechado).
Por fim – quase por acaso – acabei por descobrir outro “filão” de “blogues” em francês, de características diferentes, que estiveram na origem da mencionada “primeira selecção”.
Claro que tal não significará necessariamente que haja um conhecimento mais ou menos generalizado do “fenómeno” em França (se alguém puder acrescentar mais algumas pistas…).
Reencaminho-vos entretanto para a leitura de um artigo publicado no jornal suíço “Le Matin”, que destaca o Climb to the stars como o melhor “blogue” suíço de 2003 e o 404 Brain Not Found, como melhor “blogue” de actualidade nos “Blogs d’or” (!?).
Deixo-vos o convite : “Partez à la découverte vous-même"…
[83]
Sem comentários:
Enviar um comentário